Perguntas Frequentes

1 -Quem pode praticar pilates ?

O Método Pilates é praticado em todo mundo e é indicado para pessoas de qualquer idade, sexo e condição física que queiram melhorar sua saúde. É válido tanto para aqueles que estão iniciando uma atividade física, como para aqueles que buscam a perfeição dos movimentos (como por exemplo os esportistas de alto nível, como atletas e bailarinos). Assim, também se incluem todos os que buscam uma atividade preventiva, independente da condição de cada pessoa. Também pode ser praticado por gestantes ou o público da terceira idade.

2 – Com a prática do pilates os músculos crescem? Há hipertrofia muscular?

Não, pois o pilates desenvolve o tônus da musculatura como um todo (de uma forma geral), deixando seus músculos fortes, firmes e flexíveis, desenvolvendo músculos equilibrados e alongados, sem fazer a hipertrofia.

3 – Pilates no solo é parecido com a Yoga?

Como Joseph Pilates aprofundou seus conhecimentos em anatomia, fisiologia e medicina tradicional chinesa desenvolveu sua técnica com amplas influências da yoga, mas também em artes marciais e no estudo do movimento dos animais. Alguns dos exercícios no solo possuem posições similares, mas de fato não derivam da yoga, pois no pilates você faz todos os exercícios através do movimento, você não fica em posições estáticas como na yoga. Outra diferença também se dá na respiração, onde na yoga a inspiração e expiração é feita pelo nariz.

4 – Uma pessoa sedentária consegue praticar pilates?

Logicamente! Um bom instrutor fará uma avaliação do seu corpo e em cima disso construirá um programa de exercícios que se dirija ao seu nível da aptidão física e as suas necessidades.

5 – Pilates ajuda a aliviar as dores da coluna?

Pilates é bastante eficaz sendo terapêutico no tratamento de dores na coluna, pois possibilita um trabalho sem impacto ou stress nas suas articulações, tendões ou ligamentos, diminuindo assim dores na coluna e prevenindo lesões. Mas é importante lembrar que antes de praticar qualquer atividade física é aconselhado um check-up de sua saúde com um médico de sua confiança para que você inicie com o Método Pilates livre de qualquer preocupação!

6 – Pode-se perder peso com a prática de pilates?

Certamente que pode haver perda de peso com a prática regular do método, entretanto, os exercícios aeróbicos associados com uma alimentação equilibrada são mais indicados para a perda de gordura. O pilates praticado regularmente ajuda principalmente na tonificação muscular, no aumento da força e na flexibilidade, portanto você ficará com o corpo mais torneado e conseqüentemente mais firme.

7 – Eu necessariamente preciso de um instrutor para fazer pilates? Não poderia comprar um livro e fazer por conta os exercícios de solo?

A presença de um bom instrutor é fundamental para você obter os melhores resultados que o método pode te oferecer, porque com a presença de um instrutor, este estará 100% ao seu lado, corrigindo a sua postura e evoluindo o seu nível de exercícios assim que seu corpo já estiver adaptado. Além disso, você poderá ferir-se ao tentar realizar algum exercício sem a devida explicação de como é feita a sua execução.

8 – Quantas aulas por semana devo praticar o pilates?

A prática de duas a três vezes por semana é considerada ideal para sentir rapidamente os resultados. Mas, geralmente a freqüência é adaptada conforme as limitações individuais do corpo de cada pessoa.