Unique Pilates - Studio de Pilates - Canoas / RS » A História de Joseph Pilates
A História de Joseph Pilates

Joseph Humbertus Pilates nasceu na Alemanha, em 1880. Por ter sido uma criança asmática e frágil, Pilates trabalhou tanto no seu condicionamento físico que aos 14 anos, já posava para quadros de anatomia. Na adolescência, tornou-se ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo. Foi um autodidata que aprofundou seus conhecimentos em anatomia, fisiologia e medicina tradicional chinesa desenvolvendo sua técnica com amplas influencias da yoga, artes marciais e estudo do movimento dos animais.

Em 1912, Pilates tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. Em 1914, durante I Guerra Mundial atuou como enfermeiro deixando seus pacientes estáveis, sendo capazes de se movimentar por si mesmos. Acredita-se que, por estarem praticando seus exercícios, nenhum deles tenha sido afetado pela grande epidemia deInfluenza que matou milhares de ingleses na época. Foi nessa etapa de sua vida que iniciou o uso de molas nas camas de hospital, desenvolvendo um sistema que mais tarde o inspiraria na criação de seus equipamentos. Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque, onde abriu seu primeiro estúdio o qual atraiu a atenção de famosos bailarinos da época.

Joseph Pilates faleceu aos 87 anos em conseqüência de um incêndio em seu estúdio quando, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Após sua morte, sua esposa, Clara, continuou sozinha todo o trabalho que sobrevive até hoje…