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Treinamento Funcional – CrossFit

CrossFit

Mas afinal o que é CrossFit? Um programa de treinamento funcional desenvolvido a décadas pelo treinador americano Greg Glassman para “quebrar o gelo”, pelo menos é o que algumas pessoas pensam em relação a este método de treino e a monotonia que por vezes poderá ser criada nos treinos de academia, principalmente quando o método de treino convencional de musculação não é diversificado.

Criado para abranger maior diversidade, embora seja um treinamento individualizado onde cada individuo deve trabalhar a sua capacidade física ao seu máximo para melhor ampliar seu nível de fitness, os exercícios de alta intensidade são estruturados em grupo, como um treino em circuito.

São exercícios funcionais que irão trabalhar todo o corpo, ajudando a desenvolver o condicionamento físico, aumentando a potência, força, resistência cardiovascular, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade, equilíbrio e flexibilidade, são alguns dos benefícios que poderão ser atingidos com o treinamento funcional crossfit.

Como Funciona o Programa CrossFit

Este método de treinamento composto por exercícios funcionais de alta intensidade podem conter desde:

Um simples exercício de pular a corda, correr, levantamento de peso, a exercícios mais complexos como os exercícios pliométricosexercícios com kettlebell, com uso de barras e argolas olímpicas, jump box entre muitos outros métodos de treino, todos combinados em um único programa.

Sem distinção de sexo, idade ou nível de fitness, cada participante executa os movimentos e exercícios de acordo com seu próprio nível. Geralmente um programa de crossfit tem a duração de 45 minutos a 1 hora e, é estruturado da seguinte forma:

Aquecimentos, os quais são fundamentais para lubrificar as articulações e preparar o corpo para a atividade principal.

Técnica ou aperfeiçoamento, para dar conhecimento de como os exercícios devem ser executados.

Treino principal, consiste em  séries de exercícios de alta intensidade, os quais poderão ser compostos por 3 variações:

  • A execução de uma série de exercícios em menor tempo possível.
  • Durante um determinado período de tempo a execução dos movimentos deverá ser realizado o maior número de vezes possível.
  • Aumento do peso ou intensidade na execução dos exercícios até atingir a carga máxima, sem comprometer a forma na execução, durante um determinado período de tempo.

O programa crossfit é designado para atingir três princípios, estes são:

Movimentos Funcionais – Movimentos que utilizamos no dia a dia para toda e qualquer finalidade, recrutando vários grupos musculares.

Alta Intensidade – É aplicada nos exercícios para fazer com seja melhorado o condicionamento físico.

Variação Constante – Mantém o ritmo dinâmico dos exercícios, evitando assim a monotonia.

Como todo e qualquer programa de treinamento, ter uma alimentação e nutrição balanceada, assim como o devido descanso para não correr o risco de desenvolver a síndrome do overtraining é fundamental, 70% do seu sucesso é conquistado através da sua alimentação e apenas 30% de fato é derivado da prática de atividade física e do seu método de treinamento.

 

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FONTE: http://www.fitnessesportenutricao.com/crossfit.html