Unique Pilates - Studio de Pilates - Canoas / RS » destaque » CrossFit, Centro de Treinamento ou Academia Convencional?
CrossFit, Centro de Treinamento ou Academia Convencional?

CT

Hoje em dia as pessoas, atletas ou não, interessados ​​em treinamento de força e treinamento cardiorespiratório para uma melhora do condicionamento físico geral, fitness ou simplesmente melhor qualidade de vida, durante muito tempo tiveram que passar por alguns treinos chatos, repetitivos e muitas vezes solitários. Sufocadas com uma variedade de programas de “treinos de celebridades”, as pessoas acabam sujeitando-se a “dietas da moda” na esperança de conquistar a tão sonhada forma física… estando muitas vezes dispostas a desembolsar muito dinheiro, sem mesmo obter resultados.

Ame-o ou odeie… hoje o CrossFit chegou com tudo no mundo fitness,  e em consequência multiplicam-se a cada dia os “CTs” (Centros de Treinamentos). Os CTs possuem características distintas, apesar de possuírem alguns equipamentos como as academias convencionais, porém surgem com a proposta de oferecer um treino novo a cada dia, muito parecido com os “WODs” do Crossfit (workout of day). Esses WODs são exercícios diários diferentes, podendo ser na área de pesos livres, treinamento funcional ou na utilização dos equipamentos de musculação normais.

Os WODs ou treino do dia, são muito diversificados e caracterizam-se por treinos que vão desafiar a sua força, condicionamento aeróbico e muita agilidade. O WOD varia de um dia para o outro, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais, levantamento de peso olímpico e ginástica. Além disso, tanto na modalidade do CrossFit quanto nos “CTs” uma característica predominante é o trabalho em grupo de pessoas, que além do fator motivacional diário, estimula o espírito em equipe e a superação de novos desafios.

Pode-se dizer então, que os “Cts” surgiram, principalmente para o aluno que quer um treino diferenciado, mais desafiador e não está acostumado com os exercícios de pesos olímpicos, treinamento funcional e treinos de alta intensidade, pois assim consegue fazer uma melhor transição de uma academia convencional para essa nova forma de treinamento e preparação física, que está a cada dia conquistando um maior número de adeptos. O ponto principal e diferencial de um CT para uma academia normal, além de toda diversidade de exercícios e acessórios diferenciados,  são os treinamentos que sempre serão personalizados e variados, sem a necessidade da contratação de um personal training para formular um treinamento novo a cada dia.

AUTOR: Rafael Sales – professor responsável CT Unique ( https://www.facebook.com/centrotreinamentounique)