Unique Pilates - Studio de Pilates - Canoas / RS » destaque » O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MÉTODO PILATES??
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MÉTODO PILATES??
O que diria hoje em dia Joseph Pilates se ainda estivesse vivo????
O criador do método que mais cresce nas últimas décadas certamente teria um infarto se entrasse em certas academia hoje e assistisse uma única aula do que as pessoas insistem em dizer que é o Método Pilates.Com o acelerado crescimento do “culto ao corpo e da boa forma”, esqueceu-se a verdadeira essência do método, na verdade o seu princípio básico, o Controle de Centro pela Power House (Casa de Força, formada pelos músculos abdominais), além da respiração, a qualidade, o controle e a fluidez dos movimentos.Mas será que é isto que atualmente vemos por aí em academias e em diversos studios que se multipliam a olhos vistos?
Hoje muitos studios, clinicas de fisioterapia, academias e até estéticas estão investindo alto na divulgação e marketing  do método, onde encontram-se faixas, foulders, sites, anúncios com com dizeres: “exercício inteligente”, “um corpo novo em 30 sessões”,  mas as condições nas quais o método vem sendo aplicado são assustadoras…
A cada dia que passa, mais e mais cursos de formação estão surgindo, muitas escolas são sérias, mas inúmeras outras despejam instrutores mal formados no mercado de trabalho, onde estes não tiveram nem uma carga horária teórica básica e muito menos um treinamento para ter uma experiência prática mínima (alguns cursos duram apenas um final de semana, enquanto outros cursos possuem uma linha de treinamento que duram meses, com exigência de provas teóricas e práticas para a certificação do instrutor). Os cursos estão a “vender” o método em apostilas, sem ensinar a sua verdadeira filosofia e seus objetivos… Na verdade, existe um verdadeiro abuso por parte de muitas linhas de formação onde acabam transformando o Pilates em um exercício de fitness prometendo corpos perfeitos em pouco tempo.
Sabemos que todas as técnicas, os métodos de ensino, comandos verbais e táteis estão reformulados e atualizados, mas até que ponto ainda estamos falando de Pilates, sendo que o criador do método morreu em 1967?? Os exercícios estão sendo ensinados com grupos musculares isolados, sem a interação entre o corpo-mente como prega o criador do método. Os exercícios tomam outras formas com repetições rápidas e sem ritmo, desrespeitando a qualidade e controle dos movimentos.
Outro exemplo de que o método está sendo literalmente modificado, é o que se percebe quando alguém pergunta: “Pilates é aquele exercício com a bola??” Alguém pode me dizer se na época de Joseph Pilates existiam bolas suiças? Não há relatos do uso de bolas nesta época… e de onde surgiram todos esses exercícios com acessórios??? Na verdade, acredito que isso seja bem válido, desde que se mantenha a originalidade dos exercícios e se utilize aqueles que fazem parte do repertório, e não vejo problemas de tentar utiliza-los como um forma de desafiar o aluno e ensiná-lo a ter maior controle sobre o corpo, logicamente  sem fugir  da essência do método… mas sinceramente de onde surgiu o Aqua Pilates? E o Yogalates? E o Jump Pilates?
Você já parou para analisar se o seu instrutor é realmente qualificado para aplicar um método que pode causar lesões sérias quando mal aplicado? Cada dia que passa o verdadeiro objetivo e a grandeza da técnica vem sendo aos poucos desmerecidos e esquecidos neste nosso mundo moderno que corre cada vez mais atrás do lucro.Mas, se ainda existe o bom sendo, acredito que as pessoas consigam se conscientizar e enxergar os diversos locais oferecidos para praticar o Método Pilates, e acima de tudo saibam escolher o melhor espaço para realizar a sua prática com sabedoria e na tranquilidade que estão ali cuidando de seu corpo e de sua mente!
Afinal, Joseph Pilates merece…