Unique Pilates - Studio de Pilates Completo - Canoas / RS » geral » Bodybuilding, CrossFit e Circuit Training – Qual é o melhor programa de treinamento para você?
Bodybuilding, CrossFit e Circuit Training – Qual é o melhor programa de treinamento para você?

 

Não sabe por onde começar? Escolha um desses programas e comece a construir de imediato o seu corpo ideal!

Muitas pessoas me perguntam qual é o melhor programa de treinamento. Eu poderia dizer que,  qual é o melhor programa para cada tipo de aluno?

Um bom programa de treinamento, depende de múltiplos fatores. Deve ser congruente com os seus objetivos, incluindo genética, tempo e estilo de vida geral ou ele simplesmente não vai funcionar.

Muitos de nós, tem ido para a academia sem saber o que fazer e o treino acaba sendo frustrante. É tão fácil de ver o treino que os outros fazem, mas geralmente você acaba se tornando um cópia, perseguindo uma pessoa de boa aparência dentro da academia e imitando os seus exercícios. As chances disso darem certo são pequenas, porque o programa que pessoa ao seu lado está fazendo não é para você.

Então você precisa de um pouco de orientação antes de sair e começar seu exercício, confira os três métodos de treinamento mais famosos das academias no momento.

 

1 – Circuit Training

Este pode ser o favorito de quem não tem tempo ou não gosta de ficar muito tempo na academia. É eficiente no aumento do metabolismo e combina uma quantidade equilibrada de força e desenvolvimento muscular. Isso significa que ele é ótimo para quem quer aumentar força e a resistência, mantendo um físico magro.

Se você está fazendo exercícios simples ou complexos, iniciante ou avançado, a chave para o treinamento em circuito, é através 4-8 exercícios multi-articulados, dinâmicos e sem descanso entre as séries. Treine os exercícios que combinem tanto a parte inferior e superior do corpo. Um programa de treinamento em circuito, pode exigir um mínimo de 3 treinos por semana de 45 a 60 minutos, recomendado o uso de pesos livres  para melhorar a transição rápida e conveniente entre pesos e exercícios.

Nós todos sabemos sobre as longas filas para o uso dos aparelhos nas academias durante o horário de pico, mas o treinamento circuitado, exige pouco descanso por isso não há tempo para isso. O objetivo é fazer 3-4 circuitos de treinamento para todo o corpo, com uma faixa de repetições de 10 a 20 para cada exercício. Inclua exercícios combinados, agachamentos, levantamento terra, barra fixa, exercícios com barra longa, flexão de braço e muitos abdominais. Tente fazer o treino mais motivante e com exercícios fora dos aparelhos.

 

2 – CrossFit

CrossFit se tornou imensamente popular ao longo dos últimos anos, tendo 0 mesmo evoluído para o seu próprio esporte. Crossfit é um festival de suor, com kettlebell, pesos livres, medicine ball, barra e muitos exercícios avançados baseados nos estilos olímpicos. Trabalhando o corpo todo, é muito intenso e em pouco tempo, tendo alguns workouts de até 15 minutos de exercícios sem parar, mas depois de 15 minutos você vai se sentir como se  fosse atingido por um caminhão. Os exercícios do CrossFit, incluem movimentos pliométricos, ginástica olímpica, corrida e movimentos explosivos, tornando-o perfeito para os atletas e alunos em busca do desenvolvimento da aptidão física, força e resistência.

Um aspecto único do CrossFit é o maior número de repetições, em um conjunto de exercícios,  sendo executados em um determinado período de tempo. CrossFit é um estilo de treino especializado e vai desafiá-lo fisicamente e mentalmente, então eu recomendo procurar profissionais especializados neste tipo de treinamento. Você corre o risco de executar os exercícios de forma incorreta, tornando-o ineficiente e podendo se machucar.

 

3 – Bodybuilding

Um dos estilos de treino mais popular nas academias, o treinamento de fisiculturista é o que você geralmente vê nas revistas de fitness e afins, e é perfeito para quem quer competir fisiculturismo, ganhar massa magra ou melhorar a parte física. Embora você não tenha anos de treinamento e experiência, é eficaz e permite que você se concentre na formação e construção de cada grupo muscular em exercícios em equipamentos específicos para cada grupamento muscular.

Você deve planejar o tempo do seu treino em 60 a 90 minutos na academia, com 4 a 5 dias por semana. Suas séries e repetições vão depender em que fase do treinamento você está.

Fase de resistência:

3-5 séries de 15-20 reps para cada exercício com 30-45 segundos de descanso entre as séries.

Fase de força:

4-6 séries de 3-8 repetições para cada exercício com 60-240 segundos de descanso entre as séries.

Fase Hipertrofia:

3-4 séries de 8-12 repetições para cada exercício com 45-120 segundos de descanso entre as séries

 

Lembre-se  que existem muitos tipos e estilos diferentes de treinamentos disponíveis, e você verá que eles são todos bons quando combinados com os seus objetivos. Assim que você encontrar o melhor tipo de treinamento, vá fundo e treine!

Também é aconselhável mudar o seu programa a cada 4 – 5 semanas, para evitar que  a musculatura se acostume com a mesma rotina. Além disso, não se esqueça de fazer também o seu exercício aeróbico e o mais importante, não se esqueça da dieta adequada e suplementação!